top of page
  • Foto do escritorPortugal com Miúdos

Serra da Estrela com crianças - parte 1: preparação

Atualizado: 6 de dez. de 2023

Se o objetivo é brincar na neve em Portugal, seu destino é a Serra da Estrela. Podemos garantir que as crianças vão amar, mas também asseguramos que os adultos vão adorar a Serra da Estrela, seja pela brincadeira com os miúdos na neve, seja pelas paisagens deslumbrantes e a gastronomia de babar. A Serra da Estrela tem seu ponto mais alto a 1993m do mar, configurando a maior altitude de Portugal continental. É neste ponto mais alto que fica a Estação de Ski, ou como chamam por aqui: a Torre.


Serra da Estrela com crianças
Serra da Estrela (Portugal com Miúdos)

Quando ir:

A viagem à Serra da Estrela foi um pedido do nosso miúdo Bernardo que sonhava conhecer a neve. Mas só o destino não resolve esta questão. Como a neve na Serra da Estrela não é perene, é preciso monitorar as condições do clima nas semanas anteriores ao passeio para ter maior probabilidade de ver a estrela do local: a neve. Entre dezembro e fevereiro, podemos dizer que é o período com maior potencial para neve, então considere estes meses para maiores chances de encontrar neve na Serra da Estrela para as crianças.

Nossa viagem aconteceu nos últimos dias de 2020, de 28 a 30 de dezembro. Pela nossa experiência, esta é uma viagem que deve prever no mínimo 3 dias para que possam ter flexibilidade de adaptar os passeios de acordo com as condições do clima, que são muito voláteis lá no alto. Em dias de nevasca intensa, é comum que alguns trechos da Serra da Estrela sejam bloqueados por segurança. Se você tiver apenas 1 ou 2 dias, o plano pode ir por água abaixo em uma ocorrência deste tipo. Por isso, separe de 3 a 5 dias para aumentar suas chances de ver a neve. Falaremos mais adiante de passeios alternativos para quando não for possível ir à neve.


Lembramos que há webcams instaladas na Torre que mostram em tempo real o local. Nós sempre dávamos uma olhada para ter uma noção mais precisa do clima lá no alto e da quantidade de neve que se apresentava. Além de mostrar o status atual, há o registro de imagens das últimas quatro semanas.


O que levar:

Bom, agora que você já sabe o melhor período do ano para ir a Serra da Estrela ver a neve e quantos dias ficar, falaremos da preparação para levar os miúdos ao frio. Por aqui temos crianças pequenas que ainda não estão aptas a esportes de neve como ski ou snowboard. Por isso, nosso objetivo era focar nas brincadeiras livres na neve. Fazer o tradicional boneco de neve, uma boa guerra de bolas geladas, brincar de trenó e simplesmente rolar na neve. Mas mesmo as brincadeiras mais inocentes na neve pedem preparação. Afinal, o frio é intenso e não queremos ninguém doente após o passeio.


É imprescindível ter calçados e roupas impermeáveis para as crianças que se rolam na neve. Abaixo nossa listinha de itens essenciais:

  • camiseta e calça térmicas

  • meias térmicas

  • malhas quentes

  • casaco quente impermeável (ao menos para as crianças que se jogam ao chão)

  • calça especial para neve impermeável (ao menos para as crianças que se jogam ao chão)

  • tênis/botas impermeáveis

  • cachecol, gorro e luvas impermeáveis

Ainda acrescentaríamos:

  • lanches e água: há muitos pontos ao longo da serra para brincar na neve que não possuem nada próximo para comprar comida. Por isso, esteja com a mochila abastecida.

  • trenó de plástico: em todas as cidades ao redor da Serra da Estrela encontra-se pequenos trenós de plástico para vender e são garantia de boas risadas para as crianças.

  • muda de roupa extra: leve uma segunda muda de roupas para as crianças. Mesmo com as peças impermeáveis, é possível que fiquem molhadas demais para seguir viagem confortavelmente.

Para quem não tem roupas térmicas ou impermeáveis, uma visita à loja Decathlon resolve o assunto para as crianças e adultos. A cadeia de itens esportivos oferece uma ampla variedade de produtos, desde o "primeiro preço profissional", que são os itens mais baratos, até os artigos mais profissionalizados.

Serra da Estrela, por Portugal com Miúdos
Serra da Estrela com crianças

Onde ficar:


As duas localidades mais próximas da parte alta da Serra da Estrela e que possuem boa cadeia hoteleira são Covilhã e Manteigas. Recomendamos que escolham uma das duas. Nós ficamos em Covilhã, que fica um pouquinho mais próximo da Torre. Para quem deseja já ficar no alto da serra, há alguns hotéis em Penhas da Saúde, mas considere que há menos infraestrutura de restaurantes e outras atrações.

Serra da Estrela, por Portugal com Miúdos
Serra da Estrela com crianças

Algumas sugestões de hotéis:


Em Manteigas:

Em Covilhã:


Em Penhas da Saúde:

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page