Serra da Estrela com crianças - parte 2: brincar na neve

A Serra da Estrela é, sem dúvida, o destino mais certeiro para ver e brincar na neve com as crianças em Portugal.


No post anterior, falamos sobre como planejar o período da visita, se equipar para a brincadeira na neve e onde ficar hospedado. Neste post vamos contar tudinho sobre brincar na neve, afinal, quem vai para Serra da Estrela com crianças tem que focar na diversão, certo?



Acessos:


Para começar, é importante lembrar que com a neve vem também a possibilidade de fechamento das estradas por condições de segurança. Na nossa estada na Serra da Estrela, no primeiro dia em que subimos a serra por Covilhã, o trecho entre Penhas da Saúde e a Torre estava encerrado. No entanto, entre Covilhã e Manteigas o acesso estava liberado e há muitos miradouros e recuos na estrada em que se pode parar para brincar na neve. Se o objetivo não é esquiar e fazer esportes de neve, há muitas alternativas à Torre, ponto mais alto onde fica a estação de ski.


Em todos os acessos de subida à serra há painéis luminosos (modelo abaixo) com a situação atual das estradas. Os trechos iluminados em vermelho estão fechados. No site da estação de ski também costuma haver informações sobre bloqueio das estradas.

Modelo dos Paineis de Sinalização da Serra da Estrela (Portugal com Miúdos)

Lembramos que há webcams instaladas na Torre que mostram em tempo real o local. Nós sempre dávamos uma olhada para ter uma noção mais precisa do clima lá no alto e da quantidade de neve que se apresentava.


Importante: não é necessário utilização de correntes nos pneus para transitar pela Serra da Estrela. Quando as estradas estiverem liberadas, será para trânsito sem correntes. Mas lembre-se sempre de ter atenção redobrada, pois as estradas são cheias de curvas e com alto potencial de ficarem escorregadias. Dirija com baixa velocidade, mantenha boa distância dos demais veículos e esteja com atenção plena!



Saiba qual o melhor período para ir à Serra da Estrela ver a neve.


Onde brincar na Serra da Estrela com crianças:


Covão d'Ametade: fica no trecho entre Manteigas e Penhas da Saúde e é o local onde o rio Zêzere ganha forma. É um local de beleza estonteante com o rio cercado de árvores e pinheiros. O Covão d’Ametade está localizado junto ao maciço central da Serra da Estrela, no início do Vale Glaciar do Zêzere. Foi, com toda a certeza o nosso lugar favorito para brincar na neve por vários motivos. O primeiro é que fica protegido de vento por ser um vale e isso dá muito mais conforto para brincar sem ventania extrema. E além disso, a composição de rio, floresta e cordilheiras ao fundo foi totalmente deslumbrante. Recomendamos muito irem até lá para brincar com as crianças. E o lugar é lindo também sem neve.

Covão d'Ametade / Serra da Estrela (Portugal com Miúdos)
Covão d'Ametade / Serra da Estrela (Portugal com Miúdos)
Covão d'Ametade / Serra da Estrela (Portugal com Miúdos)
Covão d'Ametade / Serra da Estrela (Portugal com Miúdos)

A Torre:


A Torre é o ponto mais alto da Serra da Estrela (1993m de altitude) e é lá que fica a estação de ski. Como lugar mais alto, há muito vento nos dias de frio e neve. Logo, pode ser mais complicado ficar períodos maiores com as crianças ao ar livre. Mas se o acesso estiver aberto, recomendamos ir até lá, pois a paisagem que antecede a Torre é simplesmente indescritível.

Serra da Estrela - Torre (Portugal com Miúdos)
Serra da Estrela - Torre (Portugal com Miúdos)

Bora curtir a Serra da Estrela com crianças? Veja outras atrações da região para além da neve!


Posts recentes

Ver tudo

© Criado por Portugal com Miúdos. Todos os direitos reservados.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now