top of page
  • Foto do escritorPortugal com Miúdos

Portugal com Graúdos: Prova de Vinhos e Visita à Casa- Museu José Maria da Fonseca

Atualizado: 7 de out. de 2023

Fizemos um passeio na região de Azeitão, nas encostas da Serra da Arrábida, com direito a vinhos, queijos e um doce inesquecível! Tudo isso na companhia de um miúdo de 8 anos e uma miudinha de 2. Leia mais para saber tudo sobre este dia delicioso.


Prova de vinhos em Portugal

Se você vem para Portugal com crianças e tem vontade de fazer uma degustação de vinhos, este artigo é para você! Localizada a mais ou menos 45 min de Lisboa, a região de Azeitão destaca-se pela produção de azeites (claro!), vinhos e queijos. É um passeio muito agradável para fazer estilo "bate e volta" da capital portuguesa. Pode-se associar também com uma ida a alguma praia da Arrábida, se houver pique! Mas... degustação de vinho com crianças, será que dá certo?


Prova de Vinhos em Portugal - Como reservar um tour de vinhos em Azeitão?


Prova de vinhos em Portugal

Reservamos uma visita guiada à Casa Museu José Maria da Fonseca, com degustação de 3 vinhos (branco, tinto e moscatel) e sucos de laranja e pera para as crianças. A reserva é muito simples de fazer, basta enviar um e-mail para enoturismo@jmfonseca.pt que eles prontamente respondem informando todos os valores, horários disponíveis, opções de degustação, etc.


Há a opção de complementar com produtos gourmets regionais (como o famoso queijo do Azeitão) e você pode optar pela quantidade e tipos de vinho que quer experimentar no final da visita.


Prova de vinhos em Portugal

Se for fazer este tour de vinho com crianças, uma opção interessante é o Programa Família:


Programa Família Preço Pacote Família (2 adultos + 2 crianças): 30€ Preço 1 criança extra: 5€

O preço inclui visita guiada à Casa Museu José Maria da Fonseca prova de 2 vinhos para os adultos, prova de 2 sumos para as crianças, degustação de produtos regionais, atividades para as crianças e a oferta de lápis de cor. *Reserva prévia obrigatória


Podem optar também por uma degustação só para os adultos e neste caso as crianças não pagam pelo tour.


Prova de vinhos em Portugal

As visitas são realizadas todos os dias e as mesmas decorrem entre as:

10.00h e as 12.00h e entre as 14.30h e as 16.30h de Novembro a Março

10.00h e as 12.00h e entre as 14.30h e as 17.30h de Abril a Outubro

Começa uma visita a cada meia hora.


Você pode ainda fazer uma excursão particular para a região da Arrábida e Sesimbra, incluindo degustação na José Maria da Fonseca. Visite castelos de Setúbal, adegas históricas, e almoce em Sesimbra. Reserve aqui sua excursão e aproveite!


Prova de vinhos em Portugal - Como é a Casa Museu José Maria da Fonseca?


Fundada em 1834, a casa tem a essência de uma Família de Vinhos com quase 200 anos de história. Restaurada em 1923 pelo arquiteto Suíço, Ernesto Korrodi, foi a residência da família Soares Franco até 1974. Passear por lá é uma viagem no tempo!


O tour pela Casa-Museu inicia-se com uma breve explicação sobre a história da empresa. Achamos a guia que nos conduziu no tour muito simpática e envolveu todos os visitantes contando histórias curiosas sobre a origem desta vinícola. Depois, fomos conhecer os belos jardins e esta foi a parte que as crianças mais gostaram. É mesmo encantador!


Prova de vinhos em Portugal

Na sequência, vimos de perto as adegas e ficamos a conhecer detalhes sobre a produção dos vinhos: a Adega da Mata e a Adega dos Teares Novos, onde estagia, entre outros, o famoso vinho Periquita, além da Adega dos Teares Velhos, onde repousam os mais antigos Moscatéis de Setúbal, autênticas relíquias com mais de 100 anos.


Nesta parte das adegas, as crianças ficaram mais impacientes, então o jeito foi fazer revezamento com o pai: enquanto um ouvia a explicação da guia, o outro brincava com os pequenos no jardim. Faz parte de viajar com crianças, né?


Prova de vinhos em Portugal


No final, hora do tim tim! Degustamos alguns vinhos e as crianças os sumos. Antes de ir embora, é claro que passamos na loja, onde há a possibilidade de provar mais vinhos e aproveitar preços promocionais.


Prova de vinhos em Portugal

Atravessando a rua, logo em frente à José Maria da Fonseca, há diversos cafés onde é possível provar a Torta de Azeitão, doce a base de ovos, tradicional da região. Uma delícia!


Prova de vinhos em Portugal


Mas, afinal, vale a pena fazer uma degustação de vinhos com crianças junto? Nós achamos que sim! Talvez com crianças menores fique mais desafiador, mas no caso deste passeio que fizemos, a parte dos jardins salvou! Com jogo de cintura e leveza é possível conciliar passeios que agradem miúdos e graúdos. Afinal, pais felizes = crianças felizes!


CASA MUSEU JOSÉ MARIA DA FONSECA


Vem para Portugal com crianças? Conheça o nosso Roteiro Personalizado!



253 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page