top of page
  • Foto do escritorPortugal com Miúdos

Viagem de carro com crianças por Portugal e Espanha

Atualizado: 11 de out. de 2023

Tem vontade de fazer uma viagem de carro com crianças por Portugal e Espanha e não sabe por onde começar?
Viagem de carro com crianças por Portugal

Neste post vamos partilhar o roteiro da nossa “road trip” de verão - feita em agosto de 2023 - que começou em Lisboa e teve paradas em algumas cidades do Norte da Espanha e na região do Gerês, em Portugal.


Itinerário da nossa viagem de carro com crianças por Portugal e Espanha


Foram ao total 15 dias de viagem (e 2.200 km rodados) com duas crianças (3 e 10 anos), com um mix de passeios mais urbanos, culturais, praias, parque de diversões, praia de rio... Um pouquinho de tudo!


Os destinos foram todos pensados com antecedência: reservamos pelo Booking as acomodações e também planejamos as atrações que queríamos conhecer.




🗺️ O roteiro ficou assim:


Dia 1 Lisboa - Salamanca (com parada na Praia Fluvial de Cardigos)

Dia 2 Salamanca

Dia 3 Salamanca - Bilbao

Dias 4 e 5 Bilbao

Dia 6 Bilbao

Dia 7 Bilbao - San Sebastián

Dia 8 San Sebastián - León

Dia 9 León - Rio Caldo, Gerês

Dia 10 a dia 14 Gerês

Dia 15 Gerês - Caldas da Rainha - Lisboa


Viagem de carro com crianças por Portugal e Espanha: Trecho Lisboa - Salamanca


A viagem entre Lisboa e Salamanca tem ao total uma duração de 4h30, por isso resolvemos parar na Praia Fluvial de Cardigos, mais ou menos na metade do caminho.


Viagem de carro com crianças por Portuga

Apesar de termos pego a praia super cheia, foi uma parada boa para nos refrescarmos do calorão! Levamos alguns lanches e almoçamos na beira da piscina (natural). Também foi super estratégico para as crianças gastarem a energia e descansarem no carro durante a outra metade da viagem. No nosso Instagram contamos mais sobre essa praia, olha só!


O que fazer em Salamanca com crianças?

Viagem de carro com crianças por Portugal

Salamanca, na Espanha, é uma cidade histórica e encantadora, conhecida por sua linda arquitetura, atmosfera acadêmica vibrante e rica herança cultural. É pequena e fácil de conhecer, nós focamos mais no centro histórico.


Curiosidade que os miúdos amaram: o animal símbolo de Salamanca é a rã (sapo). 🐸 A razão remonta a uma lenda popular: acredita-se que os estudantes que encontram a rã esculpida no lado da fachada da universidade antes de se formarem terão sucesso em seus estudos. A rã tornou-se um símbolo de sorte e sabedoria associado à cidade e à sua famosa instituição educacional. Tem sapo por tudo em Salamanca!


📍Plaza Mayor


viagem-de-carro-com-crianças-por-portugal

Ponto de partida do nosso passeio em Salamanca, a "Plaza Mayor" é uma praça central majestosa e imponente, caracterizada por sua arquitetura barroca e atmosfera animada. É o coração da cidade! Tem vários restaurantes e lojinhas de souvenir. Paramos por lá para comer umas papas bravas e outras tapas. De lá, é fácil de se deslocar para outros pontos do centro histórico.








📍Casa Lis:


viagem-de-carro-com-crianças-por-portugal

A Casa Lis foi possivelmente o passeio que mais gostamos de fazer em Salamanca. A Casa Lis é um deslumbrante museu de Art Nouveau e Art Déco, conhecido por sua arquitetura requintada e coleção impressionante de vidros, porcelanas e peças decorativas do início do século XX. Para as crianças, chamou a atenção a enorme coleção de bonecas de porcelana.










📍Casa de Las Conchas


Outro ponto muito visitado em Salamanca (só vimos por fora, mas valeu), é a Casa de Las Conchas, edifício caracterizado por sua fachada ornamentada com conchas de vieiras. Abriga atualmente uma biblioteca pública e um centro cultural, sendo um marco arquitetônico e cultural na cidade.


📍Catedral Nova e Catedral Velha


As catedrais Nova e Velha de Salamanca, na Espanha, representam dois estilos arquitetônicos distintos e séculos de história. A Catedral Velha, uma obra-prima do estilo românico e gótico, é uma joia histórica com esculturas detalhadas e vitrais impressionantes. Em contraste, a Catedral Nova, de estilo gótico tardio, é monumental, destacando-se pelas suas enormes abóbadas e pilares impressionantes.



Viagem de carro com crianças por Portugal

Curiosidade que os miúdos amaram: Na Catedral Nova de Salamanca há um astronauta esculpido, gerando uma grande curiosidade (todos querem encontrar e fotografar o tal astronauta) e também um enigma: como em um prédio histórico há uma representação de algo que nem existia na época? Calma, a explicação é que o astronauta foi esculpido na fachada durante uma restauração em 1992. 👨🏼‍🚀








Onde se hospedar em Salamanca com crianças?

Viagem de carro com crianças por Portugal

A nossa escolha para 2 adultos e 2 crianças foi o Apartamento Edificio Plaza Gran Vía , que tem uma avaliação excelente no Booking (9,6). O apartamento fica localizado pertíssimo do centro histórico, é muito limpo e confortável. O anfitrião nos recebeu muito bem e ficamos super satisfeitos com tudo.


Viagem de carro com crianças por Portugal e Espanha: Trecho Salamanca - Bilbao


Partimos depois do almoço e a viagem teve duração de 3h45 horas. Foi muito impressionante ver a paisagem se transformando na estrada. Saímos de um cenário mais árido e, ao entrar no País Basco, nos deparamos com uma região super verde e montanhosa. Neste primeiro dia, ficamos passeando pela região perto do apartamento que alugamos.


O que fazer em Bilbao com crianças?


Bilbao, no País Basco, é uma cidade dinâmica e culturalmente rica, famosa por sua arquitetura vanguardista e pela vibrante cena gastronômica basca. Ficamos encantados pelo visual tão diferente da cidade, que é cercada por montanhas verdes. Em Bilbao, além do castelhano, fala-se "basco", uma língua super complicada e diferente para nós! Todas as placas estão nas duas línguas.


📍Museu Guggenheim


Viagem de carro com crianças por Portugal

O Museu Guggenheim dispensa muitas apresentações, mas o que podemos dizer foi que as crianças aproveitaram bastante este lugar incrível, que é ícone da cidade. Os miúdos adoraram entrar dentro das esculturas de aço (gigantes!) do artista Richard Serra e se divertiram com as obras de arte divertidas da Yayoi Kusama, que por sorte estava com uma linda exposição lá. A super aranha e o “Puppy” da área externa também foram sucesso! Vimos muitas crianças por lá e o museu é bem acessível, com bastante elevadores. Tem dois restaurantes dentro e um café e parque infantil bem ao lado. Recomendamos comprar os bilhetes com antecedência pelo Get Your Guide para fugir das filas.


📍Passeio de barco Bilboats


Viagem de carro com crianças por Portugal

Um jeito divertido de conhecer a cidade é percorrer a sua ria em um barco turístico, o BilBoats. Optamos pelo passeio que dura 1 hora, há também opção de passeio de duas horas. Há um audioguia que podemos ouvir pelo telefone, então é preciso levar fones de ouvido! O barco passa pela parte histórica, pela frente do Guggenheim e outros pontos turísticos. Também recomendamos a compra antecipada de bilhetes pelo Get Your Guide.


📍Azkuna Zentroa

Viagem de carro com crianças por Portugal e Espanha

Um antigo armazém de vinhos que se transformou em um centro cultural, com edifício projetado pelo arquiteto francês Philippe Starck. Tem exposições de arte, cinema, lojinhas e café. Para as crianças, destaque para uma incrível biblioteca/brinquedoteca pública, chamada TXIKITEKA. Quando começou a chover, foi pra lá que corremos! O Azkuna Zentroa está situada em Indautxu, uma zona ótima para passear.


📍Parques Infantis

Viagem de carro com crianças por Portugal e Espanha

Uma grande surpresa que tivemos em Bilbao, foi a quantidade de parques infantis diferentes! Sem muito planejamento, encontramos vários parquinhos pela cidade e todos eles com equipamentos bem divertidos e fora do comum. Foi um ótimo jeito de turistar com as crianças, pois fizemos diversas pausas.









📍Mercado da Ribeira

Viagem de carro com crianças por Portugal e Espanha

O lugar perfeito para provar os famosos "pintxtos" (tapas tradicionais da região). Trata-se de um mercado que, além de vender produtos locais, tem uma grande variedade de restaurantes. Achamos bem confortável de ir com crianças, tem diversas mesas, tanto dentro do mercado, como na varanda de frente para o rio Nervión.


Onde se hospedar em Bilbao com crianças?


Em Bilbao, nos hospedamos no Bilbao Riverside by Staynn Apartments, que fica próximo ao Museu Guggenheim e tem estação de metrô e supermercados perto. É um apartamento pequeno, mas as crianças se divertiram dormindo no beliche. No fim das contas, ele resolveu bem para a nossa família, pois íamos mais para dormir e passávamos o dia fora.


Viagem de carro com crianças por Portugal e Espanha: Trecho Bilbao - San Sebastián


A viagem entre Bilbao e San Sebastián é curta, somente 1h15! Inclusive, é uma opção fazer viagem bate-e-volta, mas nós optamos por dormir uma noite lá.


O que fazer em San Sebastián com crianças?

Viagem de carro com crianças por Portugal e Espanha

Cidade de praia linda, San Sebastián une um visual incrível de natureza, com centro histórico e parte mais modernas. É conhecida por ser lar de vários restaurantes estrela Michelin. Sendo uma viagem com crianças, não foi dessa vez que conhecemos um. 😅Hehehe... Quem sabe na próxima?


📍 Parque de Atracciones Monte Igueldo


Viagem de carro com crianças por Portugal e Espanha

Passeio imperdível! A diversão já começa no funicular que sobe até este parque temático, com mais de 100 anos de história. Por lá, as atrações são bem “à moda antiga”. Nós adoramos andar na montanha russa, no carrinho choque, no labirinto e - claro - na atração mais procurada: um barquinho que tem uma vista incrível para San Sebastián. No Parque de Atrações Monte Igueldo, paga-se separadamente por cada atração e, quem preferir, pode ficar só admirando a vista e petiscando em alguns do restaurantes do Monte.


📍 Playa de La Concha

Viagem de carro com crianças por Portugal e Espanha

Praia super acessível do centro histórico e com uma boa infra para aproveitar em família. É possível até trocar de roupa e tomar banho nos vestiários localizados na praia (custo de mais ou menos 2€). A praia é cercada por uma impressionante paisagem montanhosa e a emblemática baía em forma de concha. O que as crianças mais amaram é que a água estava super quentinha, principalmente quando comparamos com Portugal. 🤪


📍 Parte Vieja


A Parte Vieja (parte antiga) de San Sebastián é um bairro encantador e histórico, conhecido por suas ruas de paralelepípedos estreitas, arquitetura pitoresca e bares de pintxos. Aproveitamos que as noites estavam quentes e fomos dar um passeio por lá, as crianças deram sorte e se depararam com um parquinho de diversões, normalmente montado no verão.


📍Aquarium de San Sebastián


Viagem de carro com crianças por Portugal e Espanha

O Aquário de San Sebastián é uma atração onde os visitantes podem explorar o mundo subaquático, incluindo diversas espécies marinhas e um túnel de observação. Não tivemos tempo de ir.


Onde se hospedar em San Sebastián com crianças?


Em San Sebastián a acomodação acaba sendo um pouco mais cara, em comparação com os outros lugares que paramos. Por isso, optamos por um hotel mais simples, mas que nos surpreendeu muito! O Casual de Las Olas fica a mais ou menos 1km da praia de Las Conchas, é super limpo e confortável e tem quartos bem amplos. Sem luxos, mas atende muito bem. Ah! E tem uma decoração super divertida no tema surf: as crianças adoraram! Reservamos com antecedência pelo Booking para preços mais em conta.


Viagem de carro com crianças por Portugal e Espanha: Trecho San Sebastian - León


Entre San Sebastián e León são 3h45. Saímos após uma manhã agitada no Parque de Monte Igueldo e, portanto, as crianças foram descansando no caminho.


O que fazer em León com crianças?

Viagem de carro com crianças por Portugal e Espanha

León, na Espanha, é uma cidade encantadora e histórica, famosa por sua arquitetura gótica, igrejas românicas, festivais tradicionais e uma deliciosa culinária.


📍Passeio trenzinho/comboio turístico


Viagem de carro com crianças por Portugal e Espanha

Uma ótima forma de conhecer León é fazer um tour no trenzinho/comboio que circula pelo centro histórico e principais pontos turísticos (como a Basílica de San Isidoro e a Catedral de León). O passeio dura em torno de 30/40 min e tem um audioguia (em espanhol) explicando cada ponto. Como ficamos poucas horas visitando a cidade, foi a nossa salvação! O comboio parte da Plaza San Marcelo (localização aqui) e os bilhetes podem ser comprados na hora.


📍Casa Botines


Tem obra do Gaudí em León! Legal, né? A Casa Botines de Antoni Gaudí encanta visitantes com sua arquitetura única. Esta obra-prima neogótica de 1892 é uma fusão de história e design, transportando os turistas para o século XIX. A Casa Botines também abriga exposições fascinantes sobre a história da cidade de León e a influência de Gaudí na região.


Onde se hospedar em León com crianças?


Optamos por um hotel um pouco afastado do centro de León, por um motivo especial: piscina! Com o calorão que estava e o cansaço após toda a semana "turistando", quisemos uma acomodação com uma boa infra para pode dar uma relaxada. Assim encontramos o ARVA Santiago León e adoramos!


Viagem de carro com crianças por Portugal e Espanha: Trecho León - Rio Caldo, Gerês


Aqui tivemos um trecho mais longo, foram 3h30 de carro. Chegando na região do Gerês, também tivemos alguns desafios. Uma miúda enjoada nas curvas da serra e bastante nevoeiro. Mas no fim deu tudo certo!


O que fazer no Gerês com crianças?


Viagem de carro com crianças por Portugal e Espanha

Depois de passeios urbanos e praia, chegou a vez de curtirmos algo diferente! Na região do Gerês, a pedida é curtir a natureza e o verde: rio, cachoeira, montanhas... O Gerês tem opções para todos os tipos de família, mas a nossa definitivamente não é a mais radical, então optamos por passeios mais tranquilos e de fácil acesso.


📍Praias Fluviais


Conhecemos diversas praias fluviais e destacamos aqui a Praia da Barra, a Praia do Alqueirão (com parque de insufláveis) e a Praia da Barragem.


📍 Termas de Lobios


Viagem de carro crianças Portugal Espanha

Também conhecida como “Os Baños de Rio Caldo”, as Termas de Lobios ficam na pequena aldeia de “Los Baños”, província de Ourense - Espanha, a apenas 9 km da fronteira com Portugal. Por lá, há uma famosa piscina natural (pública) de 45°C, mas com o calor que fazia não houve hipótese de entrar nela. A boa notícia é que há uma enorme piscina de água natural, mais fresquinha e com bastante espaço em volta para colocar o guarda-sol e a canga!


De Rio Caldo, onde estávamos hospedados, tivemos que atravessar o Parque Natural Peneda-Gerês para chegar nas termas. As crianças adoraram, pois vimos alguns animais no caminho. Ah! Lembra de pegar o remédio para enjoo, pois são muuuitas curvas.


📍Lagoas naturais de Fafião


Viagem de carro crianças Portugal Espanha

As Lagoas Naturais de Fafião são lagoas cristalinas, cercadas por densas florestas, que oferecem um local ideal para nadar, fazer caminhadas. Paisagem de cinema! Aqui foi um pouquiiinho mais desafiador o acesso, pois não há escadas, as crianças tiveram que descer até as lagoas através da pedras.


Onde se hospedar no Gerês com crianças?


Viagem de carro crianças Portugal Espanha

Nós acabamos nos hospedando na casa de alguns amigos em Rio Caldo, localização chave para várias praias de rio e para a Vila do Gerês, com supermercados e restaurantes perto. Vamos deixar aqui indicação de uma casa incrível, que abriga bem diversas famílias, a Casa do Paço.


Ufa! A viagem foi ótima, memórias incríveis para toda a família, mas... Que canseira!


Não seria lindo tirar férias depois das férias? Pensando nisso, a Casa do Sono - loja especializada em produtos para melhorar a qualidade do sono - nos convidou para experimentar alguns dos seus produtos produtos. Viajar é preciso, mas descansar também, né? E se você chegou até aqui é porque é das nossas: adora uma viagem em família.


🏷️ Aproveite então o desconto especial para quem segue o Portugal com Miúdos e desfrute do seu descanso também. Basta fazer um print do cupom e apresentar na hora da compra. 👇🏽




Quer ajuda para planejar a sua viagem para Portugal, Espanha ou qualquer lugar da Europa? Fale com a gente.


✈️ Pesquise as passagens aéreas para a sua viagem.

🛎️ Encontre os melhores hotéis na Europa.

🚗 Alugue um carro para passear.

🎟️ Antecipe a compra dos seus Bilhetes para Atrações e evite filas.



259 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page