top of page
  • Foto do escritorPortugal com Miúdos

5 dicas para quando viajar com crianças de avião

Atualizado: 7 de out. de 2023

Viajar é sempre uma aventura e quando a viagem é com crianças a aventura é ainda maior, pois precisamos prestar atenção em alguns detalhes que não precisaríamos caso elas não fossem nos acompanhar. Mas também acrescenta um toque todo especial e depois que temos filhos não conseguimos imaginar como seria uma viagem sem eles!


Portugal com crianças

Sabemos que precisa-se preparar para qualquer viagem, mas o que podemos ou devemos fazer antes de uma viagem de avião com os pequenos? Será que a preparação muda muito?


Para ajudar-te trouxemos 5 dicas para ter em mente na preparação de uma viagem aérea com as crianças!

Portugal com crianças

1 - Faça uma contagem regressiva

Criar uma contagem regressiva é uma ótima maneira de animar as crianças para a viagem. Não precisa ser nada muito elaborado. Tu podes imprimir um calendário e colar na parede para que vocês marquem os dias juntos. Se o seu filho for muito agitado, eles vão te perguntar muitas vezes ao dia quantos dias faltam para a viagem e o calendário o ajudará a visualizar melhor.

2 - Explique sobre viagens longas

Nós já chegamos? Essa é a pergunta que toda criança faz quando entra num carro ou num avião. E ela pode ser repetida várias vezes durante a viagem. Para evitar estresse com esse tipo de pergunta, explique ao seu filho antes da viagem como será o itinerário, quantas horas dura o voo e como ele pode se distrair nesse período. Lembre-se de que as crianças aprendem muito na prática e com experiências visuais, então uma boa ideia seria mostrar a ela o globo terrestre e conversar sobre onde vocês moram e para onde estão indo, para que assim ela tenha noção de distâncias e tempos de viagem.

3 - Escolhendo o voo e assentos

Por mais que seja ótimo pagar pouco em um voo, esta nem sempre é a melhor opção quando se viaja com crianças e principalmente com bebês. Às vezes é melhor pagar um pouco a mais por um voo sem conexões ou por voos com conexões mais longas, porque você pode demorar mais para ir de um portão a outro. Também pode ser melhor pagar um pouco a mais por uma companhia aérea que saiba lidar melhor com a presença de bebês, pois ser mal atendido ou maltratado por causa de seu bebê é inaceitável.

A maioria das companhias aéreas transportam crianças de até 2 anos sem custo, contanto que ela vá no colo do pai ou da mãe. Por mais que seja tentador economizar o dinheiro de um assento, essa pode não ser a melhor escolha. Existem alguns fatores que devem ser considerados ao decidir se escolhe um assento para o bebê ou não, como: Quanto tempo dura o voo? Você estará viajando com outro adulto que pode segurar o bebê em parte do voo?

4 - Aliviando a pressão nos ouvidos dos pequenos

Planeje alimentar durante a decolagem e pouso. São nesses momentos em que a pressão mais incomoda os ouvidos e o ato de mastigar ou engolir podem aliviar essa sensação.

5 - Escolha os brinquedos/recursos certos

É importante selecionar os recursos que poderão te ajudar manter os pequenos entretidos durante o voo, se o seu filho já souber ler, pode comprar um exemplar infantil de um livro ou revista que fale sobre o destino da viagem ou apenas um atlas mundial onde ele poderá ver onde fica o país e informações interessantes sobre o local. Se não for este o caso, recomendamos que leve aquilo que funcione com sua criança, seja um dispositivo com jogos ou uma pelúcia de preferência! Recomendamos também que utilize o serviço de entretenimento caso exista em seu voo, assim podes escolher um filme infantil para diverti-los!

Dica bônus!

Se você foi viajar sozinho(a) com a criança e precisar de uma mãozinha, você pode levar uma babysitter com você ou então contratar uma em seu destino. Para isso, você pode contar com serviços como o da Babysits, a maior plataforma de cuidados infantis do mundo, presente em 52 países, e que tem como missão a conexão entre pais e babysitters. Você pode se cadastrar e procurar babysitters em qualquer um dos países em que a plataforma atua.

Artigo escrito em colaboração com Clara Teixeira da Babysits Portugal.






214 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page