top of page
  • Foto do escritorPortugal com Miúdos

Viajar com crianças: 5 motivos para escolher Portugal

Atualizado: 7 de out. de 2023

Viajar com crianças é uma delícia, nós sabemos, mas também um grande desafio, concordam? Assim, para que suas férias sejam sinônimo de descanso e bons momentos em família, escolher bem o destino é fundamental.


Embora haja muita oferta de parques temáticos pelo mundo e de resorts equipados com toda a infraestrutura para as crianças, que tal pensar em viajar para um local que agrade toda a família e que ofereça algo diferente para os pequenos?


Já pensou em viajar para Portugal com crianças? Elencamos aqui 5 motivos para você colocar este destino no planejamento das próximas férias em família. Espia só:


1. Cultura e História


Aproveite a oportunidade de mostrar para as crianças castelos de verdade, de contar a história dos navegadores portugueses à beira do Rio Tejo, mostrar como era a vida de reins e rainhas em um palácio mobiliado, ver pegadas reais de dinossauros ou explorar túneis subterrâneos, ruínas romanas e mosteiros. Em Portugal dá pra fazer tudo isso e muito mais.

castelo de alcaned - Portugal com Miúdos
Castelo de Alcanede

Existem, inclusive, passeios especializados em mostrar a história de Portugal de um jeito divertido, como a Coolture Tours, onde atores vestidos de personagens de época aproximam os pequenos da história de Portugal de um jeito muito divertido! Já imaginou ser guiado pela Rainha D. Maria Pia pelo Palácio Nacional da Ajuda? As crianças amam!


Portugal oferece ainda outros tipos de tours "kid friendly", em ônibus temáticos, barcos etc, de Norte a Sul do país. Quem disse que aprender história não pode ser uma diversão?


2. Atrações para os miúdos


Oceanário de Lisboa - Portugal com Miúdos
Oceanário de Lisboa

Portugal tem diversas opções de atrações para as crianças, como museus interativos, exposições, pracinhas infantis, fazendas, parques de aventura, parques de diversões, praias e muito mais.


Em Lisboa, destacamos o Pavilhão do Conhecimento, o Oceanário de Lisboa, o Museu da Marioneta e os diversos parques incríveis, como o Parque do Alvito, Quinta das Conchas e Jardim da Estrela.


Já no Porto, destaque para o SeaLife, a Galeria da Biodiversidade e a incrível livraria Lello. No Algarve, além das lindas praias, destacamos o Zoomarine, local que une parque aquático, aquário e parque de diversões! Também somos super fãs do Portugal dos Pequenitos, em Coimbra.


Quer mais dicas do que fazer em Portugal com as crianças? Espia nosso Instagram, que está recheado de sugestões!


3. Gastronomia

Gelados Santini - Portugal com Miúdos
Gelados Santini

Em Portugal come-se muito bem, a comida aqui é mesmo deliciosa! Além do famoso e tradicional bacalhau, existem diversas outras opções - digamos assim - mais atrativas para as crianças. Todos os restaurantes de comida tradicional portuguesa, por exemplo, tem sopa (de legumes, batata, couve, etc) no cardápio e tem ainda um prato que achamos infalível para as crianças: o bitoque! Espécie de “a la minuta” daqui, o bitoque é um prato com bife, arroz, batatas fritas e ovo (não tem erro, né?).


Além disso, existem muitos pratos leves e saudáveis, que combinam peixes grelhados, legumes, batatas e arroz. Bem fácil de adequar para diferentes idades! Também existem muitos restaurantes italianos (qual criança resiste a uma boa massa?) e opções de lugares para comer hambúrguer e pizza não faltam, caso os miúdos estejam mais a fim de um fast food. Ah! Por aqui também encontrarmos ótimas sorveterias para comer um bom "gelado", como a rede Santini.


A maioria dos restaurantes aqui não trabalham com “menu kids”, mas eles costumam ser bem receptivos com os pequenos e muitos deles possuem cadeirões à disposição. Alguns restaurantes possuem área para brincar e outros atrativos: espia nossos restaurantes favoritos para levar as crianças em Lisboa.


4. A língua, claro!


Para os brasileiros, visitar Portugal é um conforto... Aaahnn, que maravilha podermos nos comunicar na mesma língua, né? Estando com crianças, quanto mais facilidades, melhor, então nosso país irmão sai na frente com esta bela vantagem!


Embora existam algumas palavras diferentes, conseguimos nos virar muito bem em terras lusitanas.



5. Clima



Natal em Lisboa - Portugal com Miúdos
Natal em Lisboa

Em Portugal o clima é bastante ameno e os dias de sol predominam! Assim, viajar com crianças fica bem mais fácil...


No inverno, as temperaturas não baixam muito. No Centro e no Sul do país as mínimas ficam por volta dos 7 graus. Já no Norte há a chance de nevar, mas - comparado com outros países da Europa - Portugal com certeza é o que tem o inverno mais tranquilo. É uma época também muito bonita, onde as paisagens ficam mais poéticas e a decoração natalina encanta!


Durante o verão, há muita programação na rua, muita praia para curtir e é também uma ótima época para vir. Portugal em junho , por exemplo, é tudo de bom: época das festas populares que animam (e muito!) o país!


À exceção de abril e novembro, que costumam ser meses chuvosos, arriscaríamos dizer que não há porque se preocupar com o clima aqui em Portugal em qualquer altura do ano!


Parque infantil em Lisboa - Portugal com Miúdos

Ficou interessado em visitar Portugal com as crianças? Nós podemos ajudar! Conheça nossos Roteiros Personalizados, nossa Sessão Tira-Dúvidas e outros serviços, que podem facilitar sua viagem.

188 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page