top of page
  • Foto do escritorPortugal com Miúdos

5 ideias de viagens em Portugal para a Páscoa

Atualizado: 7 de out. de 2023

O feriado da Páscoa está chegando e, aqui em Portugal, também é sinônimo de férias para as crianças. Para ajudar quem busca uma viagem curta para fazer nas férias de Páscoa, selecionamos alguns destinos dentro de Portugal, com atrações especiais para as crianças.


📍Coimbra


Cidade historicamente universitária, uma das mais antigas da Europa e das maiores de Portugal: um charme!


Onde se hospedar em Coimbra com crianças?


viagens com crianças em Portugal
Vila Galé Coimbra

Nós gostamos muito do Vila Galé Coimbra, pois tem piscina aquecida, Kids Club, uma ótima infraestrutura e quartos para a família. Recomendamos ainda o Hotel Oslo, super confortável, pertinho da Universidade e com uma vista linda para a cidade.


Quais as melhores atrações para crianças em Coimbra?


A Universidade de Coimbra é visita obrigatória e, sim, as crianças também podem se divertir por lá! Fui visitar com o Léo, que na época tinha 5 anos, e ele adorou andar de patinete pelo pátio da Universidade. Também ficou encantado com a Biblioteca Joanina, considerada uma das mais ricas bibliotecas européias.


Sugerimos que você faça um tour guiado, que inclui os bilhetes para visitar a Biblioteca Joanina, Capela de São Miguel e Paço Real. Fazer este passeio acompanhado por um guia faz toda a diferença para entender o valor histórico de cada local visitado. É possível reservar este tour pela plataforma Get Your Guide com segurança: reserve aqui.



Também recomendamos o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra - que é super interessante para as crianças - e o Exploratório, um espaço interativo para as crianças experimentarem a ciência!


Nosso destaque na categoria “Coimbra com crianças” vai para o Portugal dos Pequenitos! Este parque temático conta um pouco da história de Portugal de um jeito super fofo. As crianças amaram as reproduções de pontos turísticos e casas típicas do país em escala pequenina. Ficaram horas entrando nos espaços e casinhas (é tudo bem interativo, dá para as crianças explorarem à vontade).


📍 Vilamoura, Algarve


Quem disse que Algarve combina só com verão? Um pulinho em Vilamoura - uma região super animada, cheia de atrações para a família - pode ser um bom destino para as férias de Páscoa.


Onde se hospedar em Vilamoura com crianças?


viagem em Portugal com crianças
Pestana Vila Sol Vilamoura

São muitas as opções de hotel em Vilamoura, mas vamos destacar alguns. O Pestana Vila Sol Golf & Resort Hotel é um resort super completo, com 3 piscinas (sendo uma coberta), parquinho infantil, muito espaço para as crianças brincarem. E o melhor: crianças até 12 anos (dividindo o quarto com os pais, máximo de duas crianças) não pagam! Tem ainda o Hilton Vilamoura, um hotel de luxo maravilhoso, com serviço de babá, refeições especiais para os pequenos, 5 piscinas e outros atrativos para crianças.


Dica extra: na Quarteira, hospede-se no Aquashow Park Hotel e aproveite o parque aquático indoor do complexo, mais abaixo vamos falar sobre esta atração.


Quais as melhores atrações para crianças em Vilamoura?


Vale muito a pena conhecer as praias da região, como a Praia da Quarteira, Praia da Falésia e a Praia de Vilamoura. Um jeito divertido de passear pela região é fazer um city tour com um trem/comboio turístico. As crianças adoram! Você pode reservar antecipadamente o passeio por aqui.



Aventuras não faltarão em Vilamoura! A família toda pode aproveitar um passeio de barco passando por grutas e com a possibilidade de encontrar golfinhos pelo caminho. E que tal uma corrida de kart? Podem ainda jogar mini golf em família no Family Golf Park Game.


Uma atração imperdível para as crianças na região de Vilamoura é o parque aquático indoor Aquashow, com vários escorregas, piscinas e áreas para toda a família. A partir de maio é possível aproveitar também o super parque aquático exterior Aquashow, que fica ao lado.


📍 Serra da Lousã


Localizada no centro de Portugal, é um destino imperdível para quem gosta de natureza! Tem Aldeias históricas, praias fluviais, castelos e trilhas ecológicas.


Onde se hospedar na Serra da Lousã com crianças?


viagem em Portugal com crianças
Hotel Parque Serra da Lousã - crédito: Correio da Manhã

Junto ao Parque Biológico da Serra da Lousã está o Hotel Parque da Serra da Lousã, um hotel perfeito para ir com crianças! Tem piscina aquecida e coberta, parque infantil, Kids Club e bastante verde. Recomendamos muito! Se buscam uma experiência diferente, podem se hospedar em uma casa de pedra em plena Aldeia de Talasnal, a experiência promete ser inesquecível, com uma vista linda e bastante conforto. Reserve antecipadamente a Casa de Pedra Talasnal aqui.


Quais as melhores atrações para crianças na Serra da Lousã?


Esta região abriga diversas praias fluviais e, mesmo que o clima não seja convidativo para um mergulho, vale a pena conhecer algumas. Recomendamos principalmente a Praia Fluvial de Nossa Senhora da Piedade, que fica junto ao Castelo da Lousã. O cenário é de tirar o fôlego! Aproveite para almoçar no jantar no restaurante O Burgo e aproveite a vista…



Vá conferir também a Praia Fluvial da Bogueira, que está junto ao Rio Ceira e faz parte da rede de Praias fluviais das Aldeias do Xisto. Está inserida em uma paisagem deslumbrante e com uma ótima infraestrutura. Estivemos lá no verão de 2021 e contamos tudo aqui.


Na região da Serra da Lousã há algumas Aldeias de Xisto (aquelas com casas de pedra) e fomos conhecer a Aldeia de Talasnal, que além de linda tem uma estrutura ótima para o turismo, bem sinalizada, com percursos, lojas e restaurantes.


Para as crianças que amam animais, há o Parque Biológico da Lousã, local onde se pode conhecer mais sobre a vida selvagem de Portugal.


📍 Aveiro


Que Itália que nada! A Veneza Portuguesa espera por vocês com seus cinco lindos canais. Aveiro, que fica a 1 hora de carro do Porto, é uma cidade linda, perfeita para conhecer num feriado prolongado como a Páscoa.


Onde se hospedar em Aveiro com crianças?


viagem em Portugal com crianças
Melia Ria Hotel & Spa

Para hospedar-se, sugerimos o Melia Ria Hotel & Spa, que fica bem no centro da cidade e conta com piscina aquecida. Há também o Hotel Aveiro Palace, super bem localizado e com o charme de um edifício histórico com vistas para o Canal Central e para os populares Moliceiros de Aveiro.


Se a família gostar do clima da praia, uma boa opção é Costa Nova Hotel, que traz uma fachada semelhante aos palheiros.


E ainda há o Hotel da Vista Alegre em Ílhavo, a apenas 6km de Aveiro. O hotel tem uma infraestrutura fantástica com piscina aquecida aberta o ano inteiro. Tchibum!


Quais as melhores atrações para crianças em Aveiro?


A localidade é marcada pela atividade de pesca e produção de sal marinho e este é inclusive um produto vendido como souvenir nas lojas locais. Não deixe de realizar um passeio nas gôndolas que trafegam pelos canais da cidade. Conhecidos como “moliceiros” estes barcos coloridos têm em seus desenhos cenas cotidianas da vida portuguesa ilustradas com muito humor. Agende o seu passeio aqui com antecedência. As nossas crianças adoraram este passeio em Aveiro.



Outro personagem famoso de Aveiro é o doce de ovos moles. A iguaria que arrebatou Eça de Queirós pode ser provada na Confeitaria Peixinho, a mais antiga casa de Ovos Moles de Aveiro.


Não deixe de passear pelo centro histórico e conferir os muitos prédios de inspiração Art Nouveau, inclusive há na cidade um Museu de Arte Nova (como dizem os portugueses).


Em Abril ainda poderá prestigiar os Concertos ao Entardecer com os Órgãos de Aveiro. Confira a programação completa aqui.


Outros passeios podem ser encaixados na ida a Aveiro:


A Costa Nova, praia a 8km de Aveiro, possui um conjunto de casas com listras coloridas que a tornou muito conhecida. Os “palheiros” remetem à arquitetura dos antigos armazéns de materiais de pesca. Uma fofura.


O Museu da Vista Alegre, tradicional marca de cerâmica portuguesa, fica em Ílhavo e é muito interessante de visitar. Aproveite para comprar peças únicas da marca na loja que há lá.


📍 Serra da Estrela


Nem só de neve vive este célebre destino português. A Serra da Estrela é linda em todas as épocas do ano e nós podemos provar. Espia aqui como tornar o feriado de Páscoa incrível na Serra da Estrela.


Onde se hospedar na Serra da Estrela com crianças?


Puralã Wool Valley Hotel

Puralã - Wool Valley Hotel & SPA, um hotel perfeito para ir com crianças com piscina aquecida, parque infantil e salão de jogos.


Vila Galé Serra da Estrela: quartos familiares, vista para as montanhas e parque infantil esperam por vocês.


Hotel Covilhã Dona Maria Affiliated by Meliá: piscina aquecida, clube infantil, sala de jogos e para os papais uma seleção de serviços de bem-estar.



Quais as melhores atrações para crianças na Serra da Estrela?


A visita à Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela (1993m de altitude), é imperdível. É lá que fica a estação de ski. A paisagem de lá é simplesmente indescritível.


Na cidade serrana de Seia, em plena Serra da Estrela, fica o Museu do Pão, onde é possível fazer uma pequena viagem pela história deste alimento que acompanha o homem desde os mais remotos tempos. Além da exposição sobre o pão, há um restaurante, um café com vista para a serra e uma mercearia com produtos típicos da serra, como o tradicional Queijo da Serra da Estrela (delicioso!). Mas o ápice para as crianças é a visita guiada por um mundo mágico onde se fabrica o pão que culmina numa atividade interativa em que cada criança prepara uma lembrança personalizada com massa de pão.


Ainda em Seia, não deixem de visitar o Museu do Brinquedo que abriga mais de 10 mil exemplares.


Na Aldeia de Belmonte fica também o Museu dos Descobrimentos que convida as crianças a explorarem a história da navegação portuguesa de forma interativa e lúdica. Um super passeio para as crianças, sendo que a própria aldeia já é um charme.


Vai visitar a Serra da Estrela com neve? Saiba aqui como se preparar.



Em dúvida sobre como preparar uma mala de frio para as crianças? Nós te ajudamos com um artigo completo.


881 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page