top of page
  • Foto do escritorPortugal com Miúdos

Check list de saúde para a viagem em Portugal

Atualizado: 7 de out. de 2023

Viajar com crianças sempre nos desperta alguns medos. E se a criança adoecer na viagem? E se tivermos algum acidente e precisarmos de atendimento médico? Para onde devo ir? Quanto isso vai custar? 🤒 A melhor maneira de dissipar estes medos e curtir a viagem é estarmos com todas as informações já mapeadas em mãos, além de prepararmos alguns recursos que podem funcionar na hora H. Para ajudar, aqui vai um Check List de Viagem relacionado à Saúde. ✅

Dicas preciosas para viajar para Portugal com crianças sem preocupação. 👇🏼


PB4 Portugal com Miúdos


1. Seguro Saúde


Você sabia que brasileiros podem solicitar um seguro saúde gratuito para utilizar na sua viagem para Portugal? Estamos falando do PB4, um acordo entre os governos do Brasil, Portugal e Cabo Verde, que assegura que seus cidadãos tenham acesso ao serviço público de saúde nos três países. Este documento garante ao viajante brasileiro os mesmos direitos dos cidadãos locais para utilizar o sistema público de saúde, não é ótimo? Quem pode solicitar o PB4:

  • Cidadão brasileiro e seus dependentes

  • Maiores de 18 anos

  • Menores de idade entram como dependentes do CPF responsável, ou com 16 anos, apresentando a declaração de emancipação.

A solicitação pode ser feita online, no site do Ministério da Saúde. Você deverá digitalizar e enviar os seguintes documentos: RG e CPF, passaporte válido e comprovante de residência no Brasil.

Embora este documento seja solicitado gratuitamente, você deverá providenciar a Apostila da Haia em um cartório (para que tenha validade internacional) e isso tem um custo. Como utilizar: chegando em Portugal e necessitando de atendimento médico, você poderá se dirigir com o PB4 e seu passaporte a qualquer serviço de emergência público, utilizando o serviço pelo mesmo custo que o cidadão português. Ah! Lembramos que em Portugal os atendimentos no Serviço Nacional de Saúde tem um custo, mas que é bem baixo. Geralmente os serviços de emergência não são cobrados.

Validade: o PB4 tem validade de 1 ano, a partir da assinatura pelo Ministério da Saúde. Se o passaporte tiver validade inferior a 365 dias, a data de validade do PB4 será a mesma do passaporte. O prazo estimado de liberação do documento após a solicitação no site do Ministério da Saúde é de 30 dias, por isso peça com antecedência à sua viagem. Então com o PB4 não preciso contratar um seguro internacional de viagem? Não é bem assim... Recomendamos que você contrate um seguro particular, que cobre diversos tipos de atendimento (como odontológico, por exemplo), oferece atendimento em clínicas privadas, cobre perda de bagagens, indeniza por problemas no voo, entre outros. Preveja isso no seu planejamento. Quer um orçamento de Seguro Saúde? Envie um email para a gente: contato@portugalcommiudos.com

2. Farmacinha particular


Prepare para a viagem uma pequena farmacinha com os medicamentos de uso comum das crianças para febre, dor, enjoo, entre outros para evitar correrias à farmácias para resolver estes incidentes mais leves. Para evitar transtornos, carregue os medicamentos junto com a bula na embalagem original. Medicamentos de uso restrito, devem estar acompanhados de receita médica. 💊


Se a criança estiver a fazer uso de antibiótico ou outro medicamento que necessite de refrigeração durante a viagem, você pode solicitar à equipe de serviço de bordo que acondicione o medicamento na refrigeração do avião.

Como no Brasil, antibióticos só são vendidos mediante apresentação de receita médica (portuguesa).


Ah, não esqueça também de incluir na farmacinha termômetro e alguns curativos autocolantes (ban-aid). 🌡️🩹


3. Atendimento no Serviço Nacional de Saúde em Portugal

Caso precise fazer uso do SNS com o PB4, recomendamos que antes de se dirigir a um hospital, faça uma ligação para o SNS 24 através do número 808 24 24 24. Eles realizam uma triagem por telefone e indicam para onde o paciente deve ser levado. Tenha sempre o paciente junto ao telefone, mesmo que não seja a pessoa que vá conduzir a ligação.


🚑 Atendimento a emergências graves, que necessitem de ambulância, deve ser solicitado via INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) pelo telefone 112. Este número também pode ser acionado caso tenha necessidade do serviço dos bombeiros ou da polícia.


4. Hospitais Públicos de Referência nas principais cidades/regiões:


Deixamos aqui os contatos dos principais hospitais públicos do Serviço Nacional de Saúde em Lisboa, Porto e Algarve. Mas recomendamos sempre que ligue para o SNS 24 antes de se deslocar para algum deles.

Lisboa:


🏥 Hospital Dona Estefânia: hospital pediátrico Urgência: +351 213 126 680 ou +351 213 126 932

🏥 Hospital de Santa Maria: urgência adulto, pediátrica, obstétrica e ginecológica

Urgência Geral: + 351 21 780 5111 Urgência de Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia: +351 21 780 5300

Porto:

🏥 Hospital São João do Porto: urgência adulto, pediátrica, obstétrica e ginecológica

Telefone fixo: +351 225 512 100 Telefone móvel: +351 225 025 766


Algarve:


🏥 Portimão -Hospital de Portimão: urgência geral

Telefone:​ +351​ 282 450 300

🏥 SERVIÇOS DE URGÊNCIA BÁSICA SUB de Albufeira Urbanização dos Caliços 8200-200 Albufeira Telefone – 289598400

SUB de Lagos Av. Dom Sebastião 129 8600-502 Lagos Telefone – 282770100

SUB de Loulé Avenida Engenheiro Laginha Serafim 8100-740 Loulé Telefone – 289401000

SUB de Vila Real de Santo António Avenida Duarte Pacheco 8900-211 Vila Real de Santo António Telefone – 281530270


5. Agora é relaxar e curtir Portugal com as crianças! 🥰


Imprevistos acontecem. Mas estando com os seguros feitos, farmácia na mala e informações mapeadas, tudo fica mais de resolver.


Gostou deste artigo? Compartilhe com alguém que também vai viajar a Portugal! 🇵🇹


Sua viagem pode estar a um clique!


✈️ Pesquise as passagens aéreas para a sua viagem.

🛎️ Encontre os melhores hotéis em Portugal.

🚗 Alugue um carro em Portugal.

🎟️ Antecipe a compra dos seus Bilhetes para Atrações em Portugal e evite filas.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page