Como solicitar um seguro saúde gratuito para Portugal

Em tempos de pandemia, lembramos aqui o quanto é importante pensar em saúde e - mais ainda - de programar com carinho sua viagem para Portugal, assim que tudo isso passar. Ao viajar com crianças, é preciso se precaver de todos os perrengues, por isso coloque um seguro saúde no item n°1 do seu check list de viagem!


Você sabia que brasileiros podem solicitar um seguro saúde gratuito para utilizar na sua viagem para Portugal?



Estamos falando do PB4, um acordo entre os governos do Brasil, Portugal e Cabo Verde, que assegura que seus cidadãos tenham acesso ao serviço público de saúde nos três países.


Este documento garante ao viajante brasileiro os mesmos direitos dos cidadãos locais para utilizar o sistema público de saúde, não é ótimo?

Para obter este documento, você precisa ter algum vínculo com o INSS, os grupos abaixo são os que têm direito:

  • Pessoas com carteira assinada e contratadas pelo regime CLT;

  • Empregadores;

  • Trabalhadores autônomos;

  • Trabalhadores domésticos;

  • Trabalhadores avulsos e temporários;

  • Aposentados e pensionistas do INSS;

  • Dependentes (menores de 21 anos e cônjuges) de algum indivíduo pertencente aos grupos citados acima.

A solicitação pode ser feita online, no site do Ministério da Saúde, e você deverá digitalizar e enviar os seguintes documentos: RG e CPF, passaporte válido e comprovante de residência no Brasil.


Embora este documento seja solicitado gratuitamente, você deverá ainda apostilar ele em um cartório (para que tenha validade internacional) e isso tem um custo.


Chegando em Portugal e necessitando de atendimento médico, você poderá se dirigir com o PB4 e seu passaporte na emergência de um hospital público, por exemplo. Ah! Lembramos que em Portugal os atendimentos tem um custo (bem baixo), mesmo na saúde pública.


Então com o PB4 não preciso contratar um seguro internacional de viagem?


Não é bem assim... Recomendamos que você contrate um seguro particular, que cobre diversos tipos de atendimento (como odontológico, por exemplo), oferece atendimento em clínicas privadas, cobre perda de bagagens, indeniza por problemas no voo, entre outros. Preveja isso no seu planejamento e boa viagem! :)




22 visualizações

© Criado por Portugal com Miúdos. Todos os direitos reservados.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now