Dicas para celebrar o Dia da Criança em Portugal

O desconfinamento já é uma realidade e a vida começa a voltar ao "normal" em Portugal. As crianças, mais do que todos nós, anseiam pela retomada das brincadeiras! Por isso, selecionamos algumas atividades que vão celebrar o Dia Mundial da Criança, neste dia 1 de junho, por todo o país com atrações especiais, descontos e gratuidades! Bora brincar, miúdos!


1. Bilhetes gratuitos para crianças no Oceanário no mês de junho

Lisboa


O Oceanário de Lisboa, durante o mês de junho oferece a entrada aos mais novos (quando acompanhadas por um adulto) em celebração do mês da criança. De 1 a 30 de junho, na compra de um bilhete de adulto, o Oceanário oferece um bilhete de criança até aos 12 anos.


Para a reabertura, e tendo em conta as recomendações das autoridades sanitárias, o Oceanário de Lisboa implementou várias medidas de segurança em todos os espaços de visita, adaptando-se à nova realidade.

Destacam-se a redução do número de visitantes em simultâneo, a realização de ações frequentes de higienização dos espaços, o reforço de dispensadores de gel desinfetante para uso dos visitantes, o pagamento de bilhetes exclusivamente por meios automáticos, informações áudio e gráficas para relembrar o distanciamento ainda necessário. O uso de máscara é obrigatório durante a visita e será assegurado gratuitamente aos visitantes.


2. Ateliê para fazer a própria pasta de dente no Museu da Farmácia

Lisboa e Porto

No Dia da Criança, o Museu da Farmácia de Lisboa dinamiza uma atividade para agradar a todos os aspirantes a dentistas do país: sedia um ateliê de higiene oral que convida as crianças a fabricar a sua própria pasta de dentes, que podem depois levar para casa. No processo, ficam a conhecer a composição dos dentes e aprendem sobre a importância de utilizar a pasta de dentes e o fio dentário. No dia 1 de junho, a entrada é gratuita para as crianças, que, além da pasta de dentes, recebem à saída uma pequena lembrança, para se divertirem em casa.


A atividade ocorre nos dois núcleos do Museu, em Lisboa e no Porto.

Necessária inscrição prévia pelo email museudafarmacia@anf.pt


3. Museu Arqueológico do Carmo reabre no Dia Mundial da Criança com entrada gratuita e espetáculo imersivo

Lisboa

Após mais de dois meses de encerramento, o Museu Arqueológico do Carmo (MAC), vai reabrir ao público na próxima segunda-feira, dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, com entrada gratuita.


Cumprindo todas as normas sanitárias em vigor, e limitando por isso a entrada ao número de visitantes compatível com os diferentes espaços ao ar livre e cobertos, o MAC preparou para a data um programa muito especial, onde todos e especialmente as famílias, as crianças e os jovens de todas as idades são muito bem-vindos.


À tarde (15h e 16h), perguntaremos se Já conhece a coleção ao ar livre do MAC? – que tantas curiosidades tem para contar a famílias e onde as crianças serão especialmente bem-vindas.


Será também apresentado, em sessões contínuas ao longo de todo o dia, o espetáculo imersivo Carmo: 630 anos de História. Projetado em grande dimensão, no auditório, usando a própria arquitetura, o espetáculo conta a história da Igreja do Convento do Carmo e da instalação nela da Associação dos Arqueólogos Portugueses e do Museu Arqueológico do Carmo.


* Todos os profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde, devidamente credenciados terão entrada gratuita no MAC até ao final do ano corrente.


4. Parques de Sintra com entrada gratuita e atividades para os miúdos

Sintra

Os Parques de Sintra assinalam o Dia Mundial da Criança, que se comemora a 1 de junho com a oferta de entradas gratuitas ao público até aos 12 anos de idade, em todos os parques e monumentos geridos pela empresa. Haverá também momentos de animação, nos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, e passeios de charrete e de pônei, no Parque da Pena. Na mesma data, é lançada uma coleção de livros digitais gratuitos, concebidos para dar a conhecer ao público juvenil o vasto patrimônio que administra. Neste dia, ficam disponíveis no site da empresa, os dois primeiros livros da série, dedicados ao Parque e Palácio de Monserrate e à Escola Portuguesa de Arte Equestre.

A comemoração do Dia Mundial da Criança faz-se de acordo com as novas medidas de segurança, no âmbito da prevenção da COVID-19, em vigor nos parques e monumentos geridos pelo Parques de Sintra desde a sua reabertura ao público, no passado dia 18 de maio. Estas incluem o uso de máscara e a admissão condicionada de visitantes nos espaços interiores, entre outras normas de acesso. Tendo como prioridade a proteção de todos os frequentam o patrimônio que administra, a empresa obteve o selo “Clean & Safe” atribuído pelo Turismo de Portugal, que garante a aplicação de procedimentos sanitários seguros, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde.


Momentos de animação, passeios de charrete e de pônei e outras novidades

Ao longo do dia, o Palácio Nacional de Queluz apresentará um programa de animação histórica.


Já no Palácio Nacional de Sintra, haverá teatro de marionetas, com a peça “O Rei Vai Nu”, às 16h00, no Pátio Central.


No Parque da Pena, haverá passeios gratuitos de charrete e de pônei para crianças até aos 12 anos, que devem estar acompanhadas por adultos. Nos passeios de charrete, apenas poderá participar uma família de cada vez e os maiores de 12 anos terão que adquirir o respectivo bilhete.


No Parque e Palácio de Monserrate, também haverá novidades. A partir do dia 1 de junho, o Centro de Interpretação da Natureza passa a estar aberto todos os dias, assim como a Quintinha de Monserrate, que passará estar incluída no bilhete de visita a este polo.


Quer um roteiro sob medida para as férias de verão da sua família em Portugal? Entre em contato e solicite seu roteiro personalizado.

5. Reabertura da Escola Portuguesa de Arte Equestre com espetáculo infantil

Lisboa


No dia 1 de junho, há a reabertura da Escola Portuguesa de Arte Equestre, que, mesmo funcionando com lotação reduzida, celebra a ocasião com o espetáculo “Crininhas vai para a Escola”, uma atividade dedicada aos mais novos e também ela gratuita até aos 12 anos, ainda que seja necessária inscrição (arteequestre@parquesdesintra.pt).


O espectáculo acontece no Picadeiro Henrique Calado, na Calçada da Ajuda, em Belém, às 11h00, e foi construído com o propósito de dar a conhecer às crianças o universo da Alta Escola Equestre Portuguesa. A personagem principal será o cavalo Crininhas, que chega à Escola de Arte Equestre vindo da Coudelaria de Alter, onde nasceu, e que mostra ao público mais sobre esta arte e os exercícios que os cavalos e os cavaleiros faziam no tempo dos reis e das rainhas.


6. Museu de Lamas comemora o Dia Mundial da Criança com entrada grátis

Santa Maria da Feira

No próximo dia 01 de junho comemora-se o Dia da Criança. De modo assinalar uma data que não pode passar em claro, mesmo que a conjuntura seja distinta do habitual, entre 29 de maio e 01 de junho (09:30h-12:30h/14h-17:30h), todas as crianças terão entrada gratuita no Museu de Lamas, em Santa Maria da Feira.


Após um largo período de confinamento nada melhor do que aproveitar esta nova fase para, usufruindo da máxima segurança possível, visitar o Museu em família. A par disso e como complemento à sua passagem pelo espaço museológico, poderá aproveitar todas as potencialidades da nossa localização privilegiada, integrada na extensão territorial do Parque de Santa Maria de Lamas.


Marcação prévia obrigatória para visitas orientadas (limite máximo de 8 participantes). Contatos: 22 744 74 68 ou geral@museudelamas.pt


7. O SEA LIFE Porto reabre no Dia Mundial da Criança com descontos

Porto

Que tal celebrar com os miúdos na reabertura do SEA LIFE Porto? Até o dia 5 de junho, a compra online dos bilhetes conta com 20% de desconto! Este mesmo bilhete poderá ser utilizado até o final de julho.


Além da reabertura, o SEA LIFE Porto preparou mais uma grande surpresa para as famílias: o lançamento de uma visita 360º online, completamente gratuita! Vão poder conhecer as mais de 3.000 espécies e detalhes sobre as fascinantes criaturas marinhas que ali habitam também desde o conforto do vosso sofá.


Em relação às novas normas de higiene e segurança:

· O local terá um número máximo de 250 visitantes em simultâneo, com uso obrigatório de máscara, não se aceitando mais de dez pessoas em conjunto ao mesmo tempo.

· Deve ser mantido o distanciamento social dos restantes visitantes presentes no espaço.

· As entradas serão acauteladas com intervalos de tempo.

· As visitas de grupos e festas de aniversário estão suspensas e todas as zonas têm dispensadores de gel desinfetante.

· Há ainda a alteração do horário de funcionamento (abre às 11h e encerra às segundas-feiras, exceto no dia da reabertura).


8. Zoo de Lagos com atividades especiais e entrada gratuita para famílias do concelho

Lagos


Nos dias 30, 31 de maio e 1 de junho, o Zoo de Lagos vai estar de portas abertas entre as 10:00 e as 19:00, com entrada gratuita para famílias com crianças e jovens acompanhados por até dois adultos, residentes no concelho.


Atividades:

· Gincana Animal (>6 anos)

· Pintura com dedos

· Peddy-papper da biodiversidade para todas as idades

· Hora do Conto: Histórias do Zoo


Tudo isto, com as devidas medidas de distanciamento.

77 visualizações

© Criado por Portugal com Miúdos. Todos os direitos reservados.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now